quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Yoga para Rejuvenescer

Comecei minha prática de yoga aos 20 anos, em Santa Tereza e tive muitos benefícios. Acabei com uma bronquite asmática e fui melhorando das minhas alergias. Como a maioria das pessoas que começam a praticar, comecei observando os resultados no meu corpo físico primeiramente. Naquela época ainda na UFRJ, na Escola de belas Artes, eu fumava de vez em quando e com a prática regular, parei de fumar. Minha respiração foi melhorando e minha mente acalmando. Minhas visões, que eu tinha desde criança voltaram de uma forma bem forte, através da meditação, mas eu me sentia mais tranqüila e segura, já não me assustavam mais. Percebi que uma parte do universo até então desconhecida se abria e por ela entrou a macrobiótica, a homeopatia, a medicina tradicional chinesa, os cristais, o tarot... Tantas coisas interessantes para estudar, praticar, conhecer. O teatro, a música, a dança, foram degustados, entravam e saiam da minha vida, mas o yoga ficou uma constante. Na busca de descobrir o mundo exterior na união com o mundo interior, ele estava lá, uma fonte de saúde, descanso e reflexão. Os caminhos espirituais se abriam, a umbanda, o Kardecismo, o Santo Daime, o Hinduísmo. Nesses trinta anos desde o começo o yoga se mantinha firme. Às vezes praticava num studio, às vezes sozinha. Todas as casas que morei desde meus vinte anos, tinham que ter um canto para eu colocar meu tapetinho para fazer minha prática diária de yoga. Me preparei para meu parto, na hora nem precisei de anestesia, muito menos ir para um hospital, depois dele, meus filhos desde bebê já faziam yoga com minha ajuda e acabei virando professora ensinado desde os bebês, as crianças, os adolescentes, as grávidas, os adultos e os mais idosos. Pois o Yoga apesar dos seus milhares de anos de existências, continua atual. Tradicional ou moderno ele pode estar presente no nosso dia à dia, na nossa família, (minha mãe pratica também) e no nosso círculo de relacionamento. Outro benefício que vim à descobrir mais tarde, foi a capacidade de rejuvenescimento que o yoga propicia. Eu me lembro que aos 32 anos, já mãe de dois filhos, estava entrando no Cine Leblon com uns amigos e o porteiro me barrou, me pediu carteirinha eu disse que não tinha carteirinha de estudante e estava pagando inteira, e fui entrando, ele então, segurou-me pelo braço e disse que o filme tinha censura- “ ou você prova que é maior de idade ou não entra”... Dizia-me ele com uma cara de poucos amigos. Tive que rir, não podia acreditar, ou o homem era míope ou realmente eu não aparentava minha idade. Então comecei a ver que realmente, o que os livros diziam sobre o fato de você respirar com mais calma, suas batidas do coração diminuem o ritmo, e você vive mais e o tempo, o envelhecimento é retardado. Lembro de um aluno, com mais de quarenta anos, que começou a fazer minhas aulas de yoga um pouco triste, tinha se separado, não estava totalmente feliz com sua vida, estava começando também uma nova profissão e uma nova vida. Passado cerca de um ano e meio, ele veio comentar, que a barba dele estava voltando à cor original, que os cabelos brancos estavam desaparecendo. Relatou também que uma diferença no tamanho de uma perna para outra tinha diminuído e ele tinha crescido uns centímetros e que ao reencontrar sua mulher reparou como ela tinha envelhecido e como ele estava rejuvenescendo, feliz com sua nova vida e seu trabalho, indo de vento em popa. Era o yoga dando uma forcinha para o nosso amigo. Outro aluno que deveria ter por volta de cinqüenta anos, já praticante de yoga à uns quatro anos, relatou que encontrou um amigo seu de adolescência e eles costumavam se medir e tiverem a mesma altura por toda a vida, depois se distanciaram muitos anos e ao se reencontrarem tornaram, como antes, a medir suas alturas, e eis que para surpresa e satisfação de meu aluno seu amigo estava 4 centímetros mais baixo, pois ele havia crescido 2 centímetros e seu amigo encolhido 2 centímetros! Atualmente dirijo e o Shiva Studio que comemora este ano 9 anos e dou aulas de yoga junto com uma equipe maravilhosa. Trabalhamos com harmonia no nosso dia a dia ou nos cursos de formação. E agradecemos à Deus essa benção que é o yoga! Se você nunca praticou yoga experimente, se já faz continue. Como digo para meus alunos, yoga é para sempre! Vida Longa para todos, Namastê ! Om Nama Shivaya!! (matéria do Jornal Prana, fevereiro de 2011) Sheila Quinttaneiro Diretora do Shiva Studio de Yoga e Ayurveda. Presidente da International Association of Yoga and Ayurveda - IAYA www.shivastudio.org 21 22459090

Nenhum comentário:

Postar um comentário